O tratamento de Aerossolterapia consiste na administração por via inalatória de micropartículas de um medicamento, através de um sistema de nebulização.
A Aerossolterapia está indicada em patologias respiratórias agudas ou crónicas como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), Asma, Bronquite, Fibrose Quística (FQ), Bronquiectasias ou qualquer outra patologia que exija a mobilização das secreções.
Este tratamento pode ser efetuado por períodos longos ou curtos, tanto em crianças como em adultos, desde que os pacientes se encontrem conscientes e cooperantes.
Os medicamentos mais utilizados são:
Anticolinérgicos e simpaticomiméticos (Broncodilatadores) - Dilatam as vias aéreas permitindo um fluxo respiratório normal.
Corticosteroides (Anti-inflamatórios) - Diminuem a inflamação das vias aéreas.
Cromonas não esteroides (DNCG).
Antibióticos - Bactericidas ou bacteriostáticos, combatem as infeções de origem bacteriana das vias respiratórias.
Antimicóticos - Combatem as infeções fúngicas das vias respiratórias.
Mucolíticos – Atuam sobre a fluidificação das secreções.
Soluções salinas para inalação.
Em relação a outras vias de administração, a Aerossolterapia apresenta várias vantagens no tratamento de patologias nas vias respiratórias altas e baixas. Este tratamento tem uma eficácia muito seletiva, uma vez que uma correta nebulização permite, com baixas doses, obter elevadas concentrações do medicamento diretamente nas vias aéreas mais profundas (traqueia, brônquios e pulmões), maximizando o efeito terapêutico. Os princípios ativos administrados por esta via atingem níveis sistémicos mínimos, reduzindo ao máximo ou eliminando o eventual aparecimento de efeitos secundários.
Para realizar a terapia de aerossol, a Acail Gás dispõe de vários tipos de nebulizadores que se inserem em quatro macro-famílias. Estes equipamentos tem em conta a localização da patologia respiratória, o medicamento a administrar, a frequência e duração do tratamento.